Quarentena - 5 meses e 5 dias

agosto 23, 2020

 


Desde 18 de março estou quarentenada. E 5 meses nunca significaram tantas coisas e tantas coisas diferentes.

 Parece que faz tanto tempo que olhar pra 5 meses atrás dá a sensação de que faz pelo menos uns 5 anos que março aconteceu. Eu viajei no carnaval, em fevereiro, e quando lembro disso parece quase utópico, como uma lembrança de um evento da adolescência.  Ao mesmo tempo os dias parecem correr, de repente já estamos em agosto!

E todas as pessoas com as quais comento isso, dizem ter exatamente a mesma sensação. Como se tivéssemos entrado numa máquina do tempo que contasse ele de uma forma completamente diferente que a gente ainda não sabe mensurar.

Já passei pelo estado da negação, da raiva, da tristeza, ansiedade e hoje a sensação é do quase conformismo. Quase! Como num luto e aquela frase clichê, pesada e absolutamente verdadeira: a dor não vai embora, a gente aprende a conviver com ela. A ansiedade de que tudo acabe existe e persiste, de vez em quando dá vontade de gritar de desespero por não saber do amanhã, mas estou aprendendo a lidar com ela.

Vacinas estão sendo noticiadas a todo momento, o que de certa forma é um conforto, uma luz no fim do túnel. Não se sabe ao certo quando será uma realidade, principalmente para pessoas normais, mas presumo que daqui a um ano estaremos vacinados. 

"Para pessoas normais" é ridículo, mas é real. Interesses políticos e comerciais existem, assim como o poder do capitalismo, então pessoas normais, como eu e talvez como você, vão demorar mais para ter o acesso. Fico assustada também de pensar que 10 anos é o prazo médio para que uma vacina "saia pro mercado", e que devido a nossa urgência deve sair em um ano. (Tomara que ninguém vire zumbi ou algo do tipo!)

Eu estou assustada. Cada vez mais parece que as pessoas estão muito mais adaptadas a isso que eu. Durante 5 meses saí umas 4 vezes e por necessidade de mercado ou banco, enquanto pessoas viajam, vão a praia, shopping e até a festas. O fato de elas não estarem assustadas me assusta também.

Enfim, 5 meses, 5 dias e contando. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.