5 Livros pra Retomar o Hábito da Leitura

julho 19, 2022

 



Ler é maravilhoso! Mas convenhamos que às vezes, mesmo pra quem ama a leitura, se perde um pouco a vontade em algum momento, a rotina não permite, ou pior, tem vezes que a gente se depara com um livro chato que acaba tornando difícil prosseguir. Então vamos procrastinando, procrastinando e de repente já estamos há um bom tempo sem ler nem o livro chato nem nada. 


Pensando nisso, reuni aqui 5 livros de leitura interessante, gostosa, fluida, pra te ajudar a voltar a pegar o ritmo.




TERRA AMERICANA

Resumo: "Após sobreviverem a um massacre comandado pelo mais perigoso cartel de Acapulco, no México, a única alternativa de Lydia e seu filho Luca é fugir, Agora, eles terão que cruzar o país rumo ao norte, para longe do domínio do terrível La Lechuza."

Resenha: Esperava por um livro sombrio e até ruim, mas fui surpreendida com um livro ótimo que não se quer parar de ler! Apesar da temática tensa, a autora soube escrever com certa leveza ainda que abordando o processo de uma emigração ilegal. Torci demais pelos personagens e fiquei desejando um filme ou minissérie!



ELEANOR E PARK

Resumo: "Eleanor é nova na cidade. Park senta sozinho no ônibus da escola. Aos poucos, entre fitas cassetes, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam. Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficiente para tentar."

Resenha: Um romance juvenil fofo que me deixava querendo voltar pra casa pra continuar lendo e descobrir o que aconteceria. Os dramas dos adolescentes geram alguma identificação e tornam a história mais interessante.



A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Resumo: "Às vésperas de sua morte, o porco Major reúne os animais de uma fazenda para compartilhar seu sonho de ver os bichos governando a si próprios, sem a opressão dos homens, em uma sociedade igualitária. Depois da morte de Major, a revolução é instaurada pelos porcos Snowball e Napoleon, mas a utopia não dura muito."

Resenha: Que obra, meus amigos. Que obra! Orwell foi brilhante ao usar uma fábula para falar de como funciona a política, um assunto delicado e considerado pela maioria como chato e ou complexo (impossível não ler e ir reconhecendo certos acontecimentos), daqueles que te fazem se sentir mais inteligente mesmo não sendo um livro técnico. Curto e perfeito, um dos melhores que já li na vida!



TETO PARA DOIS

Resumo: " Tiffy sai da casa do ex-namorado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem a ideia de sublocar o apartamento, onde fica só no período da manhã e tarde dos dias úteis já que passa os fins de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. "

Resenha: Achei a ideia central do livro original (o que não falta é clichê nas histórias românticas) e é muito legal como ele vai se desenrolando. Um dos melhores romances adultos da atualidade que sim, vai virar série já em produção pelo Paramount +, com Jessica Brown e Anthony Welsh nos papéis de Tiffy e Leon. Curiosa pra assistir (e torcendo pra não mudarem nada)!



A HORA DA ESTRELA

Resumo: "Macabéa, a nordestina, cumpre seu destino sem reclamar. Feia, magra, sem entender muito bem o que se passa à sua volta, é maltratada pelo namorado Olímpico e pela colega Glória, Os dois acabam juntos enquanto Macabéa, sozinha, continua a viver sem saber por que está vivendo, sem pensar no futuro nem sonhar com uma vida melhor. Até que um dia, seguindo uma recomendação de Glória, procura a cartomante Carlota."

Resenha: Macabéa é o oposto do que se espera de uma personagem principal, como se fosse concebida pra ser desprezada. A protagonista parece mal escolhida, a história parece errada, e eu até me perguntei no início qual o sentido ler sobre alguém tão insuportavelmente insignificante. Clarice torna belo e profundo até mesmo sobre alguém a que ninguém enxerga.



Parafraseando a antiga MTV Brasil: sai da internet, e vai ler um livro! ♥






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.