My ID Gangnam Beauty - sobre o dorama e o padrão de beleza coreano

março 15, 2022

 


Esse mês de março presenteou as dorameiras com nada mais nada menos que 4 doramas bombados estreando no catálogo da Netflix uhuu ! O primeiro lançado foi 'My ID is Gangnam Beauty', que eu já maratonei e vou compartilhar com você sobre ele e sobre o tema principal, que é bem emblemático na Coreia do Sul e pede uma reflexão.


Sinopse: Após sofrer bullying, Mi-rae faz cirurgia plástica em busca de uma vida melhor, mas enfrenta novos desafios na faculdade. Série baseada em um webtoon coreano de sucesso.


Primeiro, cabe te explicar que beleza de gangnam (ou em inglês, gangnam beauty) é o nome que se dá pra se referir a uma beleza plastificada, que não é natural mas proveniente de procedimentos estéticos. Gangnam é o nome da cidade coreana conhecida por ser o centro das clínicas e cirurgiões plásticos.  




E se você achou a temática dessa série muito fantasiosa, saiba que essa é a realidade na terra do k-pop. É totalmente comum os pais darem cirurgias plásticas aos filhos assim que eles saem da escola para ingressarem na faculdade já "bonitos" e com as portas abertas para uma vida de sucesso não só profissional como pessoal também.


A Coreia do Sul é o país campeão de cirurgia plásticas no mundo e a mais procurada é a blefaroplastia, procedimento que confere a dobrinha na pálpebra superior comum aqui no ocidente (eu sequer havia reparado que eu era assim até descobrir sobre essa cirurgia). Entenda melhor nessa imagem:



imagem da internet


E mais, as cirurgias coreanas são tão famosas por conseguirem mudar completamente o rosto de uma pessoa que quando estrangeiros vão fazer o procedimento na Coreia do Sul (o que ocorre muito) precisam de um "certificado de cirurgia plástica" pra retornarem ao seu país de origem já que ficam completamente diferentes do passaporte. 
Assustador? Concordo.

Agora imagina: uma pessoa que sofre pela sua aparência, se submete a vários procedimentos cirúrgicos na expectativa de ser aceito e valorizado, mas continua sofrendo duras críticas pela própria aparência. Antes por ser naturalmente "feio", depois pela beleza de gangnam. E é exatamente o que acontece com a protagonista Mi-rae.




Voltando ao dorama, gostei muito que ele usou esse assunto tão sério como tema central, além de vários outros sub-temas relacionados ao culto à aparência, como gordofobia, machismo (incluindo idade da mulher, o jeito de se arrumar, as roupas que usa, o que "simpatia demais" pode vir a significar e etc.), transtornos alimentares, auto estima e mais. E o meu alívio diante desse cenário é que vários personagens trouxeram vários bons argumentos durante várias cenas pra rebater essa ditadura, ou seja, estão difundindo essa consciência num país conhecido por super valorizar a aparência.


É sim gostosinho de ver, leve, fofinho, a atriz principal, a Im Su-hyang, é ótima com expressões corporais e faciais, a vilã é ranço puro, os personagens secundários são maravilhosos e adoraria ver o desenrolar das histórias deles. E é aí que entra o principal ponto fraco desse k-drama na minha opinião: da metade pro final o foco é todo pro casal e as histórias dos outros personagens, que são todas boas e interessantes, simplesmente somem! De repente é como se eles encerrassem as histórias secundárias por ali mesmo e ponto. Chegou num momento que eu queria ver o que estaria acontecendo com os outros personagens e estava achando até chatinho o romance dos protagonistas. 


Mas vale o play sim, e volta aqui pra me contar o que achou dessa "galerinha de Malhação" coreana!


É muito vibes Malhação



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.