O Sol É para Todos

março 13, 2023



Seguindo meu plano de ler somente obras relevantes, minha primeira leitura de 2023 prometeu muito: ganhou o Prêmio Pulitzer de 1961, vende mais de 1 milhão de cópias por ano na língua inglesa e o filme baseado nele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Com vocês, o grande clássico O Sol é Para Todos.


Resenha: "Nesta emocionante história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 1930, região envenenada pela violência do preconceito racial, vemos um mundo de grande beleza e ferozes desigualdades através dos olhos de uma menina de inteligência viva e questionadora, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime."


Fiquei meio receosa em começar essa leitura porque venho de dois livros seguidos que falam sobre guerra, então um livro com estupro como tema central não era exatamente a vibe que eu estava procurando. Mas comecei, e a linguagem do livro me "acalmou".
A Harper Lee escreve sobre o ponto de vista da Scout, uma menina com a inocência dos seus oito anos, e usa um desenrolar inicial infantil e quase bobo no livro (que me deixou de certa forma incomodada e intrigada nas primeira páginas) pois se atém à Scout e ao ambiente em que ela está inserida, então é basicamente uma menina falando de brincadeiras, escola, férias, e através disso nos apresentando o seu cotidiano. E quando a gente entende a dinâmica dela e da cidade de Maycomb, e até se acostuma com esse contexto, o crime se apresenta e começa a discussão sobre o racismo abordando questões realmente importantes que são pauta principalmente nos dias de hoje. 


O Sol é Para Todos é leitura recomendada nas escolas nos EUA e acredito que a forma que a autora decidiu escrever contribui muito para isso. A protagonista criança e o jeito simples e fácil que a Harper Lee escreve facilita a abordagem de um assunto tão importante, complexo e ao mesmo tempo delicado com os mais jovens. Para os adultos, penso que fica mais fácil perceber as nuances apresentadas, quase como um filme da Pixar, em que crianças e adultos aproveitam e percebem a mesma coisa de acordo com seu entendimento. Se você ainda não leu, recomendo muito essa leitura prazerosa e reflexiva. Vou te deixar o link da minha compra no Amazon

Leve, sutil e necessário. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.