Clube dos Cinco

agosto 26, 2017

Eu definitivamente não gosto de nada dos anos 80, e com certeza esse foi fator determinante pra eu nunca ter assistido ao Clube dos Cinco. Até agora. O filme tem uma importância cinematográfica, e é tão reverenciado, que decidi dar o play no Netflix e não ficar alheia a esse grande símbolo cult do cinema. E agora vou contar porque vc deveria fazer o mesmo.

Sinopse: Uma patricinha, um nerd, um atleta, uma problemática e um marginal, vão parar na detenção do colégio sendo obrigados a conviver juntos durante todo o sábado. Sendo completamente diferentes, essa convivência pode mostrar que podem haver mais semelhanças que o esperado.

O filme é uma jóia! E por mais que esse adjetivo pareça estranho até pra mim que estou escrevendo, se trata de uma preciosidade de verdade. O roteiro, o elenco, a trilha sonora (e olha que detesto música dos anos 80!), o figurino, fotografia, cenário.. É uma ode à década sendo, ao mesmo tempo, atemporal.


O filme é leve, jovem, divertido e ainda assim tem um bom roteiro que o faz ser não só mais um filme adolescente, mas um bom filme adolescente que pode ser apreciado por todas as idades. Traz uma discussão sobre as peculiaridades de cada personagem que são, de uma forma geral, eu ou vc na adolescência, com as mesmas dúvidas, medos e vontades. E mostra que essas questões são comuns a todos, independente das diferenças de cada personalidade.

Já fiquei feliz quando vi o loirinho no filme! Ele também está no Gatinhas e Gatões (outro clássico do cinema jovem dos anos 80, do mesmo diretor ) com um personagem ótimo, o que já me deixou mais empolgada pra assistir ao Clube dos Cinco. Por ter um bom tempo e ser um clássico maravilhoso, me fez querer saber como estão os atores dessa obra hoje, olha só:


O Anthony foi o vilão de Edward, Mãos de Tesoura. O Emilio Estevez é irmão do Charlie Sheen, a Molly foi a mãe da adolescente em Vida Secreta de uma Adolescente Americana, Ally é professora de artes e Judd apareceu na série Empire esse ano.

Eu acabo sempre gostando do que fica do filme, a mensagem que ele passa. E O Clube dos Cinco mostrou que independente das aparências, nós somos essencialmente iguais. Os privilégios não imunizam quanto as dores, sofrimento e dificuldades que podem existir, e nada disso é fator determinante pra o caráter de alguém.


Um comentário:

  1. Boa Tarde - babi se você descreve esta pessoa dentro de si , então você sem percebe , você pertence aos anos 80 . Esses sentimentos só existiram nesta década , quem viveu sabe a verdade do romantismo e tudo mais , só um ex: Aonde e quem dança uma música lenta chamada : CLASSIC - só escutar que a letra e a melodia faz o sentimento despertar e viver em nosso interior .

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.