Seria o fim da supremacia loira em Hollywood?

julho 28, 2022




Minha infância e adolescência, provavelmente assim como a sua, foi acompanhada por filmes, seriados,  programações de TV, e lembro muito bem que em 99% das vezes as protagonistas femininas eram loiras. De repente me dei conta de que elas não estão mais lá.


'As Patricinhas de Beverly Hills', todos os filmes das gêmeas Olsen, 'Sabrina Aprendiz de Feiticeira', 'O Máscara' e até produções menos famosas como 'Acquamarinee 'Os Pesadelos de Molly' fizeram parte da minha vida. E em todas essas produções as protagonistas, as mocinhas, eram loiras. Eu, uma criança que teve a companhia de Xuxa e Eliana, era mais que acostumada com essa figura. 


quem lembra?


E quando chegou 'High School Musical' e sua icônica Sharpay Evans, até estranhei quando percebi que agora as loiras eram as antagonistas. Como foi em 'Camp Rock', 'Meninas Malvadas', 'Jane the Virgin' e 'Isa TKM'. Então de repente estavam apenas nos papeis secundários, como em 'Jogos Vorazes', 'Crepúsculo' e  'La la Land'.



Regina George, a vilã que a gente ama odiar

Hoje de manhã pensei no elenco de 'Stranger Things' - a série de maior audiência da Netflix e a mais famosa da atualidade - e percebi que não há loira no elenco principal, apenas em pequenas participações. E me dei conta de que tem sido assim na maioria das produções atuais e filmes blockbuster, como em filmes da Marvel e desenhos da Disney.



como crescem rápido!

Observamos durante esses últimos anos o aumento da inclusão e representatividade nas produções, que deram lugar não só as mulheres pretas, como às ruivas, asiáticas, indianas. Durante a minha adolescência era como se não houvesse a possibilidade de uma menina asiática protagonizar uma famosa comédia romântica teen como em 'Para Todos os Garotos que Amei', uma ruiva protagonizando a preciosidade que é a série 'Anne With An E' e muito menos uma série da Disney (não tão boa assim, mas isso é assunto pra outro post) estrelada por uma menina de origem indiana, a 'Miss Marvel' ou mesmo uma jovem preta ser a mocinha de filme romântico como em 'O Sol Também é uma Estrela'. Antes todas elas seriam loiras.



Para Todos os Garotos que Amei, meu favoritinho dos mais atuais

E eu não citei majoritariamente produções infantis e juvenis à toa, mas é porque justamente quando mais jovens que tudo à nossa volta vira referência. Quando eu era criança pra mim ser loira/loiro era O sinônimo de beleza porque era só o que eu via em papéis de destaque. 


Hoje vejo com os olhos de uma adulta e obviamente acho o máximo essa pluralidade, poder ver nas telas algo mais próximo da vida real com a consciência do que significa representatividade e inclusão, além de achar mesmo mais interessante e até mais legal ser fora do comum (repito, fui criada vendo praticamente só loiras protagonizando, ainda tenho uns 2 segundos de boa surpresa quando vejo produções com mulheres fora do estereótipo nesse papel).

E imagino que uma criança de hoje admire com naturalidade os vários tipos de beleza - inclusive a loira.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.