ZOOTOPIA - E A HEROÍNA JUDY HOPPS

março 26, 2016




Quando soube do lançamento de Zootopia, esperei o que sempre espero das animações da Disney Pixar: um filme legal, que alcança todas as idades e que vale a pena assistir.
Mudei o meu conceito ainda durante o filme. Zootopia vai além.

Sinopse: Judy Hopps é uma coelha que tem sonhos maiores que viver como seus pais e antepassados, ela quer ser policial. Para isso, Judy quer se mudar para Zootopia, onde todos podem ser o que querem ser.
Porém, a coelhinha tem vários desafios a cumprir para alcançar seu objetivo e convoca o malandro Nick, uma raposa trambiqueira, para ajudá-la.

A temática do filme é o preconceito. Os personagens são ótimos, bem diversificados, o que ajuda a discussão sobre o tema.
Só não gostei de uma coisa: a música tema do filme está em inglês! O filme é infantil, circula na versão dublada, mas os pequenos não podem cantar a música? Pensei que era pra promoção da cantora, a Shakira. Mas, ei, é a Shakira! Melhor impossível! Ela fala em espanhol, inglês e português, poderia até cantar nas três versões!

Moral do filme: A mudança que você quer começa em você.

Mas e quem é essa tal Judy Hopps e por que esse destaque?


Judy Hopps é simplesmente a heroína mais incrível das animações!

Alerta Spoiler (pequeno, eu juro!)

Desde criança, Judy queria ser policial e fazer a diferença, mas tudo e todos estavam contra essa ideia, pois seu sonho era incomum e até impossível para um coelho. Mas ela era maior.
No início do filme, o seu pai diz: Não existe nenhum coelho policial!
E Judy responde: Então eu vou ser a primeira!

Durante todo o filme e em diversas etapas da vida da personagem, a coelhinha mantém o seu propósito e se esforça para alcançar os melhores resultados para conquistar o seu objetivo.
Quando ela passa a ser policial e o seu chefe a coloca para ser guarda de trânsito (posto inferior ao pretendido) devido ao seu porte e a manda dar 100 multas por dia, ela não se abala. Pelo contrário! Se auto-desafia a dar 200 multas antes do meio dia. E o faz!

Judy Hopps não é perfeita. Durante o filme ela precisa de ajuda e comete erros - inclusive o preconceito, que ela mesma sofre.
Judy pede ajuda, ouve conselhos, admite erros, tem medo, trabalha em equipe, assume qualidades do outro e, principalmente, é persistente e não se deixa abalar pelo que dizem ou pelas circunstâncias.
Ela conhece suas deficiências e dificuldades, sabe que é difícil. Mas também sabe o que quer e que é capaz de se esforçar ao máximo e vencer todas as barreiras.

Com certeza é o exemplo de como devemos ser para conquistar os nossos sonhos.

Com sua grande inteligência emocional, Judy inspira e ensina.
Infelizmente nós tendemos a acreditar mais no que dizem ao nosso respeito no que realmente somos, e acabamos nos tornando o que nos dizem que somos. O mesmo acontece quando ouvimos sobre nossos projetos e sonhos. Se tornam difíceis, distantes, bobos, impossíveis e inúteis porque é isso que dizem que eles são. E porque lutar por algo tão sem valor, não é?
Então nós desistimos.

A coelhinha não usa capa, não tem superpoderes, nem defende os oprimidos. Ela é uma heroína porque vence os obstáculos que lhe são impostos, que não desiste do seu sonho e luta por ele. É uma heroína pois mostra a todos que ela pode vencer seu maior inimigo: ela mesma.







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.