INSTAGRAM FAZ MAL? | SOBRE A MÍDIA E A AUTOESTIMA

março 26, 2019



Há pouco tempo saiu uma notícia na internet falando de uma nova ferramenta do Instagram contra a depressão que a rede social causa. Minha primeira impressão? Eu ri. Achei a maior besteira do mundo, julguei as pessoas que se entristeciam pela falta de likes como bobas por ser óbvio que o Instagram registra uma fração de um momento de nossa vida e é claro que queremos registrar apenas o que é bom e belo, não é? É. Mas eu estava enganada.

Apesar dessa consciência que eu tenho e acredito que ao menos a grande maioria tem, nós nos medimos sim pela quantidade de curtidas e comentários. Nós, porque apesar do meu discurso no início do texto, eu me dei conta que sou também uma pessoa boba e que de certa forma preciso espero essa aprovação virtual.

Eu comecei com esse blog porque precisava escrever e porque queria escrever, usava o Instagram como uma ferramenta para sua divulgação. Com a mudança de hábitos do público, o interesse por blogs diminuiu consideravelmente ao mesmo tempo que o Instagram virou "A" ferramenta de comunicação. Porém, o próprio instagram e todos os seus logaritmos loucos e sem sentido, diminuiu bastante o alcance das fotos para os seguidores e a sensação era de que não estava sendo vista e nada adiantava.

Mas calma lá, a minha intenção não era ser vista, e sim lida! De repente eu estava me importando tanto com uma coisa que sequer fazia sentido com o meu propósito nem com o que acredito e por isso, já apaguei fotos por não ser curtida como o esperado, não fazendo valer o tempo que usei fotografando, editando, pensando na legenda, já me comparei com outros perfis que com o mesmo tempo de postagem bombou, já me frustrei por não ter tido o retorno pensado pra um conteúdo que me senti feliz de ter feito.

Existe a necessidade de postar uma foto e ter ela bem curtida e de postar um storie pra provar como a nossa vida é legal e pagar de bonita pro crush porque é assim que medimos o nosso valor hoje. É triste, mas é um fato.

Após refletir sobre mim e a minha relação com o Instagram, entendi que é possível sim que muitas pessoas embasem seu sucesso pessoal - e profissional, também - em coraçõezinhos virtuais e que toda e qualquer ajuda que as faça lembrar que O INSTAGRAM SERVE PARA REGISTRAR UMA FRAÇÃO DE UM MOMENTO DA SUA VIDA. Ele não determina o momento que você viveu, muito menos quem você é. Mesmo.

Não deixe que ele seja o termômetro pra sua felicidade e se isso estiver acontecendo, se você não estiver bem consigo mesma por causa dele, se permita se afastar e ficar offline




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.