#gratidão

dezembro 30, 2019
Instantánea en blanco y negro

Deus do céu, como acho tedioso cada vez que alguém responde "gratidão" invés de "obrigada" ou "muito obrigada". Não importa quanto seja tendência, quanto seja hype ou bonito, eu sinceramente me seguro pra não revirar os olhos cada vez que ouço essa palavra como agradecimento.

Apesar disso, devo confessar, essa palavra marcou meu ano. Eu aprendi o que significa. E pior, aprendi que eu não sou grata - se você acha feio ler isso, garanto que é mais feio ainda escrever, e sobre si mesma!

Eu sempre achei que fosse grata e poderia citar vários acontecimentos que me faziam acreditar nisso, várias pequenas coisas que faziam meu coração sorrir e davam aquela vontade de retribuir assim que possível, sabe?

A minha mãe não, ela sempre reclamou que eu murmuro demais e que deveria agradecer invés disso. Eu sempre me chateava achando que ela estava errada (por aqueles vários acontecimentos que citei acima) e porque os meus motivos eram tão legítimos que eu não tinha outra opção senão reclamar. É, eu era essa pessoa.
Na verdade ainda sou.

Uma das coisas que aprendi sobre gratidão é que ela é aprendida. O apóstolo Paulo disse [...] aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação. [...]. Filipenses 4:12.
Se ele aprendeu é porque antes não era, não sabia ser. Felizmente se aprende.

E, assim como esse versículo e sua interpretação, como num passe de mágica, neste ano vários vídeos, textos e conversas sobre gratidão surgiam pra mim, como uma lição, pra que eu enxergasse que eu não era nem tão grata nem tão injustiçada como eu acreditava ser. Eu entendi o que é gratidão. Eu percebi que não pratico. Eu aprendi o quão importante (e lindo!) é ter um coração grato.
E agora cada vez que vejo a hashtag, as tatuagens já cafonas, as jóias personalizadas, o agradecimento ridículo, lembro do que realmente é gratidão e que eu preciso exercitar esse hábito. Já te afirmo: em pouco tempo que tenho me esforçado pra mudar minha mentalidade, escolhendo agradecer invés de reclamar - ou apenas não reclamar - os motivos para as minhas lamentações tem se tornado menos importantes, menores.
E a minha vida mais leve.

É melhor ser grato, é tão melhor. E agora faz sentido aquelas pessoas que dizem que quanto mais se agradece mais motivos se tem pra agradecer. Faz mais sentido ter o que agradecer quando se é grato.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.